A Escola Náutica NPM

O INÍCIO DE TUDO

A partir do fechamento da Barragem de Ibitinga, do Rio Tietê na década de 1940, a região passou a ser o local de veraneio de pessoas das regiões da Capital do Estado de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Norte do Paraná. Dentre os atrativos principais as datas de festas juninas, carnavais e, principalmente, a Cultura da Pesca.

O Rio Tietê de Piracicaba ao Rio Paraná, era o lugar mais visitado pelos Amantes da Natureza, tais como pescadores profissionais, amadores, Ecologistas, professores e estudantes do meio ambiente.

Na década de 1990 os Amantes da Cultura do Pesque & Solte invadiram a nossa região, propiciando assim as Feiras de Pesca e Camping das quais a Marinha do Brasil, através da Capitania Fluvial do Tietê-Paraná, passou a participar como expositora a fim de divulgar os seus Serviços de Inscrição, Renovação e Provas de Habilitação de Arrais Amador, Mestre e Capitão e também os cursos profissionais para Aquaviários.

Nestes eventos também se divulgavam os números alarmantes de acidentes com vítimas. Por isso, a Marinha do Brasil como Salvaguarda da Vida Humana, fez um enorme trabalho a fim de diminuir esses números de acidentes.

NOSSA HISTÓRIA

NASCIMENTO DA ESCOLA

Nesta época nos entusiasmamos principalmente pelos ensinamentos e acabamos criando inicialmente a NPM Despachos Navais a fim de ministrar tais cursos.

Depois da Regulamentação das Escolas Náuticas pela Normam 03/DPC fundamos nossa ESCOLA NÁUTICA NPM que já tem quase 20 anos, completando assim quase 30 anos de atividade, tendo formado mais de 15 mil alunos entre Motonautas, Arrais, Mestre, Capitão e Aquaviários.

Alguns números da escola

1
Anos de Experiência
1 %
* Índice de Aprovação

*Índice conquistado devido às 3 aulas que ministramos antes de cada prova.
Aula prática (6 horas), Aula Teórica (3 horas) e Aula de Revisão (3 horas).

INSTRUTOR EM DESTAQUE

NELSON PINHEIRO MACHADO

Brasileiro, casado, nascido em São Paulo/SP e agraciado com o título de Cidadão Ibitinguense pela Câmara Municipal da Estância Turistica de Ibitinga. Membro da Soamar (Sociedade Amigos da Marinha) e da Capitania Fluvial da Hidrovia Tietê-Paraná-Barra Bonita/SP. Diretor da Escola Náutica NPM e Despachante e Acessoria Náutica NPM (Ibitinga/SP).

  • Enxovais Bordados
  • Corretor de Imóveis
  • Turismo da Estância Turística de Ibitinga
  • ACI – Associação Comercial e Industrial de Ibitinga
  • Sindicato da Industria e Comercio do Bordado Ibitinga
  • Rotary Clube Ibitinga
  • Feiras do Bordado de Ibitinga, pelas maiores cidades do pais;

  • FENAPESCA (Feira Nacional de Pesca & Camping) em Ibitinga, Rio Preto, Ribeirão Preto, Florianópolis e Foz do Iguaçu;
  • NPM Assessoria e Despachos Navais;
  • Escola Náutica NPM;